Ir para a HomePage do CENTRO DE RESPONSABILIDADE INTEGRADA DE PSIQUIATRIA E SADE MENTAL DOS CHUC Mapa do Site | Contactos
  01 de julho de 2025
   
No Site No Google

A Consulta Externa do Centro de Responsabilidade Integrado de Psiquiatria do CHUC é considerada como Unidade intra hospitalar essencial dos cuidados em Psiquiatria, funcionando como ponte ou charneira de articulação entre as outras Unidades que constituem este CRIP – da Urgência e do Internamento às Intervenções Comunitárias o que passa também pelo trabalho de Ligação às Unidades de Saúde Familiar.

Numa altura em que a procura dos cuidados em Psiquiatria é crescente exige se desta Consulta Externa respostas cada dia mais adequadas à realidade sócio económica, às vivências do quotidiano e ao sofrimento das pessoas, privilegiando o tratamento em ambulatório e/ou que aquele decorra o mais próximo possível do seu meio de origem acautelando se contudo o seu crescimento desmesurado. Tal atitude terá óbvios e benéficos reflexos não só para as Unidades de Internamento e de Urgência mas também e sobretudo para os doentes. 

O principal critério a nortear o seu funcionamento tem sido a busca permanente pelos seus técnicos da melhoria do atendimento, quer no que respeita à quantidade quer no que respeita à acessibilidade, tempos de espera, qualidade e diferenciação no cuidar do doente.

Funciona nas instalações deste Centro Hospitalar mas abrangendo actualmente dois Pólos: Pólo HUC com atendimento no Edifício Central (Piso 0) e Pavilhão de Celas e Pólo Sobral Cid com atendimento nas instalações do extinto Hospital Psiquiátrico de Sobral Cid.

O seu horário de funcionamento semanal é entre as 8h00m e as 18h00m de segunda a quinta feira e das 8h00m as 16h30m na sexta feira.

Numa abordagem holística da pessoa doente além da consulta de Psiquiatria Geral existem diversas Consultas de Sub Especialidade para intervenções específicas de cariz multidisciplinar em várias áreas da Psiquiatria: Gerontopsiquiatria, Intervenção em Jovens Adultos, Medicina Psicossomática, Patologia Dual, Perturbações de Neurodesenvolvimento no Adulto, Perturbação Obsessivo Compulsiva, Prevenção do Suicídio, Primeiro Episódio Psicótico, Psicooncologia, Psiquiatria de Ligação, Sexologia, Terapia Familiar e Violência Familiar.

Existe ainda uma Unidade de Perturbações do Comportamento Alimentar e, além desta, a Unidade de Psicologia com diversas valências entre as quais as de Neuropsicologia Clínica, Psicologia Clínica/ Psicoterapia e Psicologia de Ligação.

De acordo com a Rede de Referenciação de Psiquiatria e Saúde Mental para a Região de Saúde do Centro, apesar das funções supletivas relativamente a outros Hospitais da referida Região e do País, abrange prioritariamente no seu atendimento os utentes residentes no Distrito de Coimbra: Arganil, Cantanhede, Coimbra Norte (Celas, Eiras, Fernão de Magalhães, Norton de Matos, Sta. Cruz e Sto. António dos Olivais), Coimbra Sul (Sta. Clara e S. Martinho do Bispo), Condeixa a Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor o Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares. No que respeita ao Distrito de Aveiro atende ainda os utentes residentes em Anadia e Mealhada e quanto ao Distrito de Leiria os residentes em Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

O acesso a uma primeira consulta é um direito que assiste a qualquer pessoa residente nas áreas geográficas acima referidas sendo a sua referenciação feita através do médico (médico assistente) das Unidades Prestadoras de Cuidados do Serviço Nacional de Saúde (Cuidados de Saúde Primários, Serviços do CHUC- internamente - e outros Hospitais do SNS) bem como por Entidades do Sector Social com acordo de cooperação com o SNS e com carácter excepcional através de Entidades Privadas.

Contudo esta referenciação é objecto de uma avaliação caso a caso mas obedecendo, no sentido da homogeneização de procedimentos, ao Regulamento do Sistema Integrado de Referenciação e de Gestão do Acesso à Primeira Consulta de Especialidade Hospitalar designado por consulta a tempo e horas (CTH) tendo por base critérios de prioridade clínica e de antiguidade de registo do pedido de primeira consulta.(Diário da República, 1ª Série- nº44- 4 de Março de 2013).

Esta consulta externa de psiquiatria tem vindo a dar resposta atempada a esses pedidos de primeira consulta de acordo com o definido legalmente neste regulamento e tendo em conta o nível de urgência definido pelo médico assistente e a prioridade clínica de atendimento atribuída pelo profissional responsável pela triagem dos pedidos e marcação das primeiras consultas.

Posteriormente assegura se a continuidade dos cuidados ou do seguimento psiquiátrico dos doentes sem prejuízo de alta sob critério clínico do psiquiatra assistente quando a situação já não requer cuidados especializados. 

© 2010-2025 - Todos os direitos reservados. Concepção e Desenvolvimento: SEU-DOMINIO.com