A Unidade de Patologia Dual (UPD) do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra foi criada em 1 de novembro de 2012, no âmbito da reorganização dos serviços de saúde mental da região centro. Em 1994 o Hospital Sobral Cid tinha criado o Serviço de Alcoolismos, para tratamento de doentes com doença psiquiátrica e alcoolismo e em 2008, com a integração dos serviços do Hospital do Lorvão, passou a Serviço de Adições, para tratamento de doentes com todas as adições e patologia psiquiátrica.
A missão da UPD é promover o tratamento integral do doente com patologia dual, promovendo a sua reinserção no meio social e combatendo os estigmas associados à doença aditiva e psiquiátrica.
Os objetivos são:
-
Desenvolver planos de tratamento especializados e integrados para os doentes com patologia dual, com recurso a todos os recursos farmacológicos, psicoterapêuticos e reabilitativos existentes.
-
Implementar projetos de investigação científica que permitam aprofundar o conhecimento da etiologia, epidemiologia, diagnóstico, clinica, terapêutica e reabilitação dos doentes com esta patologia.
-
Promover o ensino pré e pós-graduado de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros técnicos, na área da patologia dual e adições.
-
Colaborar com outras unidades do CRI de psiquiatria, com outros serviços do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com os cuidados de saúde primários, e instituições legais, sociais e reabilitativas, de ensino e investigação, por forma a implementar a cooperação e rentabilização de recursos.
A UPD organiza a sua intervenção nas seguintes áreas de intervenção:
-
Internamento
-
Hospital de Dia
-
Consulta Externa
-
Intervenção na Comunidade
|