O Hospital de Dia é uma das unidades de internamento do CRI de Psiquiatria e Saúde Mental, onde se procede a uma intervenção estruturada transdisciplinar aos doentes com perturbações da esfera mental e que não necessitem de cuidados num horário completo, permitindo manter o doente inserido na comunidade.
Tendo em conta as especificidades deste internamento, será o local indicado para uma fase de transição entre o internamento completo e o ambulatório nas situações clínicas que precisem de intervenção para a promoção de autonomia e desenvolvimento de capacidades sociais, bem como nas situações que necessitem de uma intervenção ou vigilância em internamento, mas sem a necessidade de internamento completo.
O plano de intervenção individual preconizado, no decurso do internamento, compreende uma visão holística da situação clínica, e as intervenções decorrem num continuum da abordagem, que usualmente vinham fazendo na consulta. O doente deve manter-se no centro da intervenção, com os diversos interlocutores terapêuticos comunicando e elaborando a estratégia terapêutica mais adequada para aquela situação específica.
Procura-se, deste modo, manter o doente inserido na comunidade, com o suporte social e familiar, mas devendo ter a capacidade de se deslocar às intervenções do Hospital de Dia.
Recebe doentes da Consulta Externa, do Internamento Completo e da Urgência.
|