A CIÊNCIA E A ARTE DE CUIDAR
A NOSSA MISSÃO
PRESSUPOSTOS CONCEPTUAIS:
A Saúde é o estado e, simultaneamente, a representação mental da condição individual, o controlo do sofrimento, o bem-estar físico e o conforto emocional e espiritual.
A Pessoa, é um ser social e agente intencional de comportamentos baseados nos valores, nas crenças e nos desejos de natureza individual, o que torna cada pessoa num ser único, com dignidade própria e direito a auto-determinar-se.
O Ambiente no qual as pessoas vivem e se desenvolvem (elementos humanos, físicos, políticos, económicos, culturais, e organizacionais), condiciona e influencia os estilos de vida e repercute-se no conceito individual de saúde.
O exercício profissional da enfermagem centra-se na relação interpessoal entre um enfermeiro e uma pessoa ou entre um enfermeiro e um grupo de pessoas (família ou comunidades)
1 - ÂMBITO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS
Estabelecer uma relação terapêutica que se caracterize pela parceria e aliança estabelecida com o doente, no respeito pelas suas capacidades e na valorização do seu papel, num processo dinâmico que tem por objectivoajuda-lo a ser pro-activo na consecução do seu projecto de saúde.
Compreender e respeitar, numa perspectiva multicultural e sem qualquer juízo de valor, a pessoa que necessita dos cuidados de enfermagem
Desenvolver cuidados centrados no doente tendo como foco de atenção a promoção dos projectos de saúde que cada pessoa vive e persegue.
Implementar atividades e técnicas de intervenção terapêuticas que potenciem, facilitem e mobilizem todos os recursos da pessoa para um rápido tratamento, aquisição de autonomia e qualidade de vida.
Ao longo do ciclo vital, as intervenções de enfermagem visam:
A prevenção da doença
A promoção da saúde
A prevenção de complicações
O bem – estar e o auto-cuidado
A readaptação funcional
A satisfação do doente
2 - ÂMBITO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NA ORGANIZAÇÃO
A organização dos cuidados de enfermagem
Humanização de cuidados e serviços
Segurança do doente e acessibilidade
Melhoria contínua da Qualidade
Adequação dos recursos (humanos, materiais e equipamentos)
Integrar as estruturas institucionais, com elos de ligação a diversas comissões: CCI, EGA, Comissão para o controlo da diabetes, Farmácia, Patologia Clínica, Gabinete do utente e a Comissão de Qualidade e Segurança.
Actualização e melhoria das competências da equipa de enfermagem
Ensino Clínico pré e pós graduado
|
|
|